sexta-feira, 23 de julho de 2010

Boaventura!

foto tirada da net (sem data)
"O porto desta povoação é na boca da Ribeira da Boaventura, mau porto e com muitos penedos mergulhados. Este curato é unido à freguesia de Ponta Delgada. Toda a povoação está espalhada pelos diferentes lombos, entre balseiras, e daqui se atravessa ao Curral das Freiras, cujo caminho é péssimo, por escabrosos rochedos ate ao Alto das Torres e coberto de arvoredos.
Dista 9,5 km da sede do concelho e confina com as freguesias de Arco de S. Jorge, Ponta Delgada, S. Vicente e Curral das Freiras.
A pouca distância da sua costa, encontram-se dois ilhéus conhecidos por Porco e Vermelho. Fica-lhe defronte o ilhéu Preto em cuja fenda por onde o mar se espadana, se dá origem à formação de um altíssimo jacto.
É esta freguesia servida ainda por um pequeno porto, na foz da ribeira do mesmo nome, que nasce na Serra das Torrinhas e desagua no Oceano Atlântico. Pedro Gomes Galdo é considerado um dos mais antigos antigos colonizadores deste lugar, aqui tendo possuído terras de sesmaria e a quem se atribui a fundação da capela de S. Cristóvão, no sitio que ainda hoje conserva este nome.
Os terrenos que constituem a paroquia de Boa Ventura pertenceram, durante quase três séculos à freguesia de Ponta Delgada, da qual foram desmembrados em 1836. A sede da nova paroquia foi estabelecida na capela de Santa Quitéria, construída no sitio do Serrão, que fora edificada em 1731 e reconstruída em 1835. Existiram nesta freguesia as ermidas de S. Cristóvão e de Sant'Ana, e em 1918 procedeu-se à construção de uma capela no sitio da Fajã do Penedo, dedicada ao Coração Imaculado de Maria.
De acordo com o Elucidário Madeirense, é totalmente desconhecida a origem deste topónimo, sendo necessário, em primeiro lugar, averiguar a verdadeira grafia desta designação, na medida em que este nome aparece escrito de duas formas: Boaventura e Boa Ventura. Presume-se que a primeira forma é a mais antiga e também a mais comum e usual, desconhecendo-se, contudo, que razão estará na base da preferência de qualquer uma delas. Alberto Artur Sarmento, em "Freguesias da Madeira" é de opinião que, nos primórdios do povoamento, estas terras terão sido chamadas de boa ventura, alcunha que teve o seu povoador.

Esta é uma das freguesias mais pitorescas da ilha. O seu casario disperso resulta no isolamento de algumas povoações, como no caso de Falca de Cima e Falca de Baixo. Nestas terras tiveram assento algumas casas solarengas, como os morgados do Serrão, da Silveira e Curado de Vasconcelos e Licio de Lagos. No sitio de S. Cristóvão existiu uma pequena fabrica de telha, feita de um barro muito denso, que se encontrava nas suas proximidades e que era muito resistente aos danos provocados pela maresia.
As referencias mais antigas à localidade de Boaventura perdem-se nos anais da história. Todavia aquela mais antiga que conseguimos encontrar lavrada em documento é de 1520. Refere-se no documento que nas três localidades residiam 43 moradores.
A orografia da vertente norte da ilha associada às difíceis condições de aproximação da costa não facilitou a circulação de homens e dos produtos arrancados à terra. Este factor condicionou de forma evidente a evolução das freguesias e concelhos deste espaço. Em 1774 um dos grandes argumentos usados pelos moradores do norte para reivindicarem o novo município era a grande dificuldade de comunicação, por terra e por mar, com Machico. Somente em 1914 tivemos a primeira estrada de ligação ao Funchal pela Ribeira Brava que em 1928 foi alvo de alargamento para se ajustar à circulação de viaturas.
Ate ao actual estabelecimento da rede viária, passou-se um sinuoso percurso na aproximação da vertente norte ao sul. Até ao aparecimento do automóvel a costa norte manteve-se como um local de perdição, quase inacessível aos mortais. Atingir estas faldas montanhosas só a pé, a cavalo ou em rede, pois o barco era um meio pouco eficaz. Além disso, os caminhos eram sinuosos e de grande insegurança para os visitantes e insulares. Daqui resulta o seu quase total esquecimento até a primeira estrada em 1914 a ligou ao Funchal. Depois foi a abertura, em 25 de Junho de 1953 do túnel que liga ao Arco de S. Jorge.


Boaventura - 2008

2 comentários:

  1. Eh... surpresa agradável! A MINHA TERRA! Confessa... a melhor terra do Norte! lol muito bem, gostei da pesquisa que fizeste!

    ResponderExcluir
  2. PAISAGENS BELISSIMAS SANDRA ! ADORARIA UM DIA PODER CONHECER E FOTOGRAFAR ESTE LUGAR !!! BEIJÃO

    ResponderExcluir