terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pilar de Banger


Funchal - principio do sec. XX
(fotos tiradas da net)

Durante cerca de 40 anos a cidade do Funchal, foi conhecida, retratada, pintada e descrita como um local onde existia uma enorme coluna de pedra com cerca de 30 metros e altura e 3 metros de diametro, essa coluna tinha o nome de Pilar de Banger, em honra ao homem que a mandou construir, John Light Banger, um comercinte ingles. O enorme pilar foi construido com pedra retirada da pedreira do Cabo Girão e ficou concluido no ano de 1798, tendo como primeira utilidade o transporte de mercadorias entre os barcos e a terra , por meio de guindastes colocados nele e como um local de sentinela contra navios piratas, sendo mais tarde usado pelos Blandy, como posto de sinais para a navegação.
Mas eis que no ano de 1939, alguem teve a infeliz ideia de destruir, com o objectivo de construir a actual avenida do mar. Apesar de muitos protestos da população e da imprensa, a destruição do Pilar de Banger deu-se em Agosto do mesmo ano.

Em 1987 foi reconstruido parcialmente algumas pedras originais, não muito longe do local onde primitivamente fora construido. É certo que que jamais poderá ser apagado o erro cometido em 1939, mas pelo menos com esta iniciativa, as pessoas vão ficar sempre a saber que existiu o Pilar de Banger. Como curiosidade refira-se que algumas pedras do Pilar de Banger se encontram na Quinta do Palheiro Ferreiro.


Um comentário: